Nesta terça-feira (11), uma mala contendo US$ 10 mil dólares (pouco mais de R$ 53 mil na cotação atual) foi descoberta entre as doações recebidas em Pelotas, no Rio Grande do Sul, segundo informações do jornal O Globo. O achado ocorreu durante a triagem de quatro caminhões de doações, realizada pela equipe do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS).
A mala continha notas de dinheiro junto com fotos, documentos e cartas do delegado aposentado da Polícia Federal, Mário Cassiano Dutra, de 77 anos. Diretamente de Santos, no litoral paulista, o material fazia parte da campanha de arrecadação de itens organizada por Trzeciak e pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) em resposta às enchentes que assolaram a população gaúcha.
A descoberta levantou dúvidas sobre se o dinheiro seria uma doação intencional ou um engano. “Entrei em contato com a Associação dos Delegados da Polícia Federal. Minha equipe identificou o Dr. Mário Cassiano Dutra e conversamos. Ele me disse que guardou o dinheiro há anos e não se lembrava mais. Diante disso, a gente começou a ver uma maneira de devolver os dólares ao seu dono”, relatou o deputado Trzeciak ao jornal.
Em conversa com a reportagem, Mário Cassiano Dutra revelou que havia guardado o dinheiro há cerca de 15 anos para uma viagem à Europa, mas acabou esquecendo do montante quando separou os itens para doação às vítimas das enchentes. “Esse dinheiro eu estava guardando há mais de 15 anos, para viajar para a Europa quando eu me aposentasse”, disse o delegado aposentado, acrescentando que planeja doar parte do dinheiro e usar o restante para aproveitar sua vida.
Atualmente, o gabinete do deputado Daniel Trzeciak está estudando a melhor forma de devolver os dólares para Mário Cassiano Dutra.