Uma Escola de Música e Artes e Sala de Espetáculos está sendo construída pela prefeitura no bairro do Comércio. Batizada de Letieres Leite, em homenagem ao maestro que morreu em 2021, o espaço será um local de formação onde professores renomados de música, estudantes baianos e de fora do país poderão aprofundar conhecimentos na base da música afro-baiana e outros aspectos do mercado musical, como pós-produção, área técnica, produção executiva e composição audiovisual. A inauguração será em 2025.
Os detalhes do projeto foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) em um evento realizado no prédio do Arquivo Público Municipal, também no Comércio, nesta segunda-feira (10).
O prefeito destacou a importância de instalar o equipamento nesta região da cidade. “Essa á uma ação para valorizar essa região, resgatar essa região. Todos sabem do esforço que temos feito, os movimentos que temos feito para valorizar essa região”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Reis falou ainda sobre como o projeto vai fortalecer a cultura. “Eu não tenho dúvidas que o conhecimento transmitido, vai fazer com que o ensinamentos seja passado para as gerações presentes e futuras. Esse projeto vem na pratica fortalecer o que está no nosso DNA. Vai potencializar a economia criativa. Vai, sem sombra de dúvidas, consolidar esse quarteirão”, afirmou.
O maestro Leitieres Leite foi criador da Orkestra Rumpillezz, que funde as matrizes percussivas do candomblé com o jazz, e do Rumpilezzinho, laboratório musical e socioeducativo voltado para jovens músicos, era conhecido também pelo trabalho na criação do método Universo Percussivo Baiano (UPB) e era considerado uma referência no meio musical. Ele morreu em 2021, aos 61 anos.
Contrato
Durante o evento, a Prefeitura e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) assinaram um acordo de cooperação técnica para a gestão de equipamentos culturais do município.
Confira detalhes do projeto da Escola
O arquiteto baiano Adriano Mascarenhas, que está à frente do escritório Sotero Arquitetos, foi convidado para desenvolver o projeto da Casa de Espetáculos e da Escola de Música. As duas estruturas fazem parte do complexo Cidade da Música da Bahia, formado por três edifícios vizinhos, próximos ao Elevador Lacerda e Mercado Modelo, ambos cartões postais consagrados. Veja fotos:
O arquiteto conta que o projeto do edifício Escola traz uma expressão totalmente nova, atualizando em traços contemporâneos elementos da arquitetura modernista presentes nos edifícios vizinhos, em dois volumes superpostos, num total de oito pavimentos.
Já a Casa de Espetáculos é pensada a partir da restauração e travamento estrutural da sua fachada remanescente. Seu interior traz uma arena com estrutura independente de Madeira Laminada Colada apoiada em quatro pilares compostos de até 17m.
Nas áreas técnicas e de apoio é utilizada estrutura de concreto armado, também destacada das alvenarias originais.
O projeto apresenta o foyer no térreo e sala de espetáculo no piso superior propõem a exposição das alvenarias aparentes da ruína, além das estruturas de madeira e concreto aparentes. Com aproximadamente 7.500 m2, ambos já estão em processo de construção e com previsão de término no início de 2025.