O astronauta aposentado William Anders, um dos três primeiros humanos a orbitar a Lua, que capturou a foto “Earthrise” durante a missão Apollo 8 da Nasa, morreu na sexta-feira (7), aos 90 anos. O avião que ele pilotava caiu no estado de Washington, nos Estados Unidos.
Ele era a única pessoa que estava no avião no momento do acidente. A aeronave caiu na costa da Ilha Jones, informou a família do astronauta aposentado. Imagens exibidas por uma emissora mostraram o momento em que o avião cai no mar.
Em uma rede social, o administrador da Nasa, Bill Nelson, disse que Anders o ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta poderia dar. “Ele viajou até o limiar da Lua e ajudou todos nós a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele”.
O piloto começou a carreira se graduando em Ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos, em 1955. Já no início da década de 1960, tornou-se mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea.
Em 1964, Anders foi selecionado pela Nasa para se tornar astronauta. Dois anos depois, foi escolhido para ser o piloto reserva da missão Gemini XI.
A ida ao espaço aconteceu de fato em 1968, quando foi o piloto da Apollo 8. A missão foi a primeira em órbita lunar. No ano seguinte, também foi escolhido como reserva da Apollo 11, responsável pelo primeiro pouso na Lua.