Com um percurso de aproximadamente uma hora, a experiência iniciou com uma palestra sobre a vida selvagem e o percurso a ser visitado.
Ver essa foto no Instagram
Logo em seguida, os participantes começaram a “tour”, observando atentamente os hábitos de animais como serpentes, raposa-do-campo, tamanduá-bandeira, e outros animais de vida noturna.
Para quem desejar experimentar a imersão da vida noturna dos animais e aprender mais sobre a preservação da fauna, o “Zoo Noturno” é tour diferenciado e realizado das 18h às 20h, em dias específicos, divulgados, previamente, nas redes sociais do Zoo.
A participação requer agendamento, limitando-se a um grupo de até 25 pessoas por vez.
Sob a recepção de Samanta Grimaldi, bióloga do Inema e responsável pelo setor de educação ambiental, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer animais que, normalmente, estão escondidos durante o dia ou que, quando visíveis, estão mais sonolentos e menos ativos. Samanta explica: “retomamos este projeto para permitir que o público observe esses animais em seus comportamentos naturais noturnos”.
Samanta explicou, também, que o Zoológico desempenha um papel importante na conservação e educação ambiental. “Este espaço não apenas oferece um ambiente seguro e adequado para espécies que não podem ser reintegradas à natureza, mas, também, atua como um centro de pesquisa e educação, promovendo o conhecimento e a conscientização sobre a importância da biodiversidade e a preservação das espécies”, explicou Samantha.
A visitação tem apoio equipe técnica e dos vigilantes.