Na última década, o sertanejo foi o gênero que dominou os rankings da principal plataforma de música, o Spotify. Revelando a popularidade do gênero, artistas e duplas como Marília Mendonça e Henrique e Juliano se destacaram nas principais listas do serviço de streaming.
Enquanto a saudosa rainha da sofrência foi a artista mais tocada nos últimos dez anos, além de ter a canção mais reproduzida, a dupla Henrique e Juliano teve o álbum mais tocado entre 2014 e 2023. O Top 1 ficou para “Manifesto Musical”, lançado pelos irmãos, em 2022.
E o número de ouvintes mensais do Spotify, em maio de 2024, comprova esse sucesso. Mesmo com outros artistas e duplas consagradas no gênero, Henrique e Juliano acumulam 13,5 milhões de ouvintes mensalmente, desbancando parcerias como a de Jorge e Mateus e cantores como Gusttavo Lima.
No ranking das duplas mais populares, Zé Neto e Cristiano aparecem em segundo lugar. Com hits de sofrência como “Barulho do Foguete” e “Oi Balde”, a parceria iniciada em São José do Rio Preto (SP) conta com 13,3 milhões de ouvintes atualmente.
A lista segue com Jorge e Mateus na terceira posição e Matheus e Kauan na quarta. A dupla Maiara e Maraisa fecha o top 5 na quinta posição. As irmãs cantoras representam o chamado “feminejo”, que exalta o empoderamento das mulheres nas letras sertanejas.
Veja o ranking:
- Henrique e Juliano – 13,5 milhões
- Zé Neto e Cristiano – 13,3 milhões
- Jorge e Mateus – 12,5 milhões
- Matheus e Kauan – 11,7 milhões
- Maiara e Maraisa – 11,3 milhões