O príncipe William vai representar o pai, rei Charles III, em um compromisso oficial nas celebrações do Dia D, na Normandia, nordeste da França, em 6 de junho.
O herdeiro do trono será a figura sênior do Reino Unido na reunião de 25 líderes mundiais na praia de Omaha, Saint Laurent sur Mer. A informação foi divulgada pela revista People, nesta quarta-feira (29).
William deve viajar sozinho para a França, já que a princesa de Gales, Kate Middleton também está afastada dos compromissos públicos por conta do tratamento contra o câncer.
O Rei da Inglaterra também está em tratamento conta a doença e tem enviado representantes aos compromissos reais, evitando aparições públicas e desgaste à saúde. No entanto, desta vez, ele e a rainha Camilla estarão na Normandia para as celebrações, mas em um evento separado para marcar o memorial britânico.
O Dia D, que aconteceu 6 de junho de 1944, é considerado a maior operação de guerra da história, realizada por um conjunto de forças militares. O esforço foi promovido pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido (Aliados) para criar um novo front de luta contra a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 2024, a cerimônia homenageará os cerca de 160 mil americanos, britânicos e Tropas canadenses que desembarcaram na praia de Omaha, no Dia D, há 80 anos.