A pouco menos de um mês para o São João, já dá até pra sentir o cheiro do milho na fogueira e da pólvora dos fogos de artifício. Mas, se ainda é cedo para embarcar rumo ao interior do estado, já dá pra matar a vontade de festejo junino aqui mesmo, em Salvador. Espaços da cidade antecipam as comemorações para quem quer curtir o feriadão em clima de arrasta-pé.
E tem de tudo: de festas em locais fechados a shows em praça pública, do forró estilizado ao tradicional trio nordestino. Começando nesta quarta-feira (29), véspera do feriado de Corpus Christi, tem a Pipoca Junina com Márcia Castro. A apresentação começa às 20h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Além do show desta quarta, a temporada, que é toda gratuita, conta com mais uma apresentação no dia 13 de junho. A abertura fica por conta da DJ Gabi da Oxe.
O repertório vai trazer o EP da artista que dá nome ao projeto, com três músicas que foram lançadas em 2023. Além disso, Márcia passeia por ícones da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e Adelmário Coelho. Tem espaço ainda pra músicas da MPB com uma roupagem junina.
“Venho de uma família sertaneja e cantar essas músicas é um presente, ativa em mim muitas memórias importantes, queridas, que dizem muito sobre a minha trajetória de vida. A ideia surgiu na pandemia, quando fiz algumas lives de São João, e isso acendeu a ideia de produzir presencialmente algo que tivesse esse rico repertório como base. No ano passado, o projeto virou um EP e foi tão bem recebido pelo público que a ideia é fazê-lo sempre, inclusive para além do São João”, conta Márcia Castro
Ainda nesta quarta, o Shopping Piedade lança o “Arraiá do Coração”. Serão 40 atrações espalhadas por um mês de festa gratuita na Praça Central, piso L2. A banda Flor de Maracujá e a dupla André & Mauro dão o pontapé inicial, a partir das 14h. Mais cedo, às 11h, tem o Trio de Forró Neto de Procópio, que se apresenta no mesmo horário até o fim do projeto. Na quinta (30), tem Forró Rosa Chá e Favo de Mel; na sexta (31), o cantor Allan Gil; e no sábado (1º), Aline Ataíde e a atração infantil Tia Leide, que começa às 13h. Todas as outras atrações começam a partir das 14h.
De acordo com o superintendente do shopping, Pablo Vieira, o projeto é uma iniciativa que preserva a tradição. “O Arraiá do Coração é sempre preparado nos mínimos detalhes para que os clientes possam ter as melhores experiências. Também é o período de boas expectativas de incremento de fluxo e vendas, pois é o momento de presentear o amor e de renovar os looks para aproveitar o São João.Inclusive, a decoração tem vários pontos ‘instagramáveis’ para os registros fotográficos”, afirma.
Quem também já iniciou o arrasta-pé foi o Shopping Bela Vista. Com o tema inspirado na literatura de cordel, a 10ª edição do Arraiá do Bela vai contar com atrações diárias e gratuitas até o dia 25 de junho, sempre às 18h, na Praça Central do Bela do piso L1. Já na quarta-feira, a apresentação fica por conta da banda Forró Aconchego. Na sexta, quem sobe ao palco é a Banda Sextando. No sábado, é a vez do Xote in Bahia. E no domingo (2), os pequenos curtirem o arraiá, com a Contação de histórias com Nairzinha, às 15h, Arraiazinho com Tio Paulinho, às 16h, e show de Titilo Oliveira, às 18h.
“Neste ano completamos o marco de uma década de Arraiá do Bela, sempre levando a tradição da cultura junina do Nordeste para os nossos clientes, combinando diversão, gastronomia, música e dança. Preparamos quase um mês inteiro de atrações diárias, além da homenagem à literatura de Cordel, tema deste ano, para valorizar ainda mais a nossa cultura nordestina e seus grandes mestres como Bule Bule”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão.
E ainda tem o tradicional Forró no Parque, que começa neste sábado e segue até o dia 9 de junho, com entrada gratuita na Concha Verde do Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico. Sempre a partir das 14h, o evento reúne música, sustentabilidade e solidariedade. No sábado, o arrocha de Kart Love toma conta do espaço. Já o domingo fica sob o comando de Dan Ventura.
Este ano, além de uma diversão consciente, com uma decoração temática produzida com a reutilização de resíduos sólidos de edições anteriores, como papelão, tecidos juninos, estruturas a partir de sobras de madeiras e bambus, quem for ao Forró do Parque poderá contribuir com a arrecadação de donativos em solidariedade ao povo gaúcho. Os donativos recolhidos serão alimentos não perecíveis, durante os dias do evento e serão encaminhados aos centros de distribuição do Rio Grande do Sul.
“Nosso país vem enfrentando desafios ambientais devastadores e precisamos, cada vez mais, assegurar que nossas ações não desencadeiam aqui desastres similares ao sul do país. Na oportunidade, convocamos a solidariedade baiana, já costumeira, a unirmos forças em prol dos gaúchos nessa corrente do bem. A conscientização é individual, mas as responsabilidades sempre serão coletivas se tratando de meio ambiente. Seguimos acreditando em um mundo mais verde, limpo e saudável”, diz Regina Coeli, secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos da Prefeitura de Lauro de Freitas, que realiza o projeto.