ESG: Eventos públicos de Salvador recebem certificados de Neutralização de GEE e chamam atenção por ações de sustentabilidade e responsabilidade social 

ESG: Eventos públicos de Salvador recebem certificados de Neutralização de GEE e chamam atenção por ações de sustentabilidade e responsabilidade social 

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Elias Dantas e Jefferson Peixoto / Alô Alô Bahia

Publicado em 23/05/2024 às 15:56 / Leia em 4 minutos

Durante a abertura do III Fórum ESG Salvador, realizado nesta quinta-feira (22), no Comércio, o prefeito Bruno Reis recebeu os certificados de “Carbono Zero” dos três últimos maiores eventos públicos da capital baiana: a Maratona Salvador 2023, o Festival Virada e o Carnaval 2024, em um ato inédito.

“Sabemos que a realização de eventos, sobretudo grandes eventos, gera um impacto ambiental ligado ao número de pessoas envolvidas, com demanda de transporte, água, iluminação, estruturas; resíduos são gerados e energia é consumida, o que significa geração de gases de efeito estufa (GEE) que impactam diretamente no aquecimento global. Pensando nesses impactos, decidimos iniciar em nossos grandes eventos o processo de contabilizar as emissões geradas. Com a elaboração de Inventários de GEE, para que possamos conhecer o perfil de suas fontes de emissões e quantificando-as para desenvolver oportunidades de redução ou minimização desse impacto, a partir de uma parceria com a Limpurb”, esclarece o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington. 

Os eventos tiveram levantamento de dados realizados pela própria Saltur que contou com a parceria com a empresa AC Governança & Sustentabilidade para a realização dos Inventários de GEE, os dados foram enviados para compensação que são realizadas pela Limpurb, em parceria com a empresa Battre (Grupo Solvi), gerando em seus projetos ambientais o Crédito de Carbono necessário para garantir a total mitigação da emissão de GEE dos eventos. 

Com projeto piloto realizado na última edição da Maratona Salvador, a prefeitura vem realizando ações de Neutralização de Carbono nos principais eventos públicos do calendário da cidade. O Festival Virada Salvador e o Carnaval 2024 passaram por estudos técnicos de Emissão de Gases do Efeito Estufa e vamos seguir estendendo para outros grandes eventos em nossa cidade”, destacou o prefeito.  

Eventos de Salvador x Iniciativas ESG

Além do projeto “Carbono 0”, a partir do inventário e compensação de GEE nos principais eventos públicos da cidade, a Prefeitura ainda segue com outras iniciativas de políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança dentro de seus eventos, com observância às práticas do ESG, buscando envolver esses eventos na construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos.

Dentro das ações que merecem destaque está a parceria da Saltur com a Fábrica Cultural e o Instituto Mandarina. Onde lonas são destinadas à confecção de ecobags a partir de material reciclado dos eventos. Agora no final do mês de abril foram entregues mais de 1400m² de lonas, contemplando diversos tipos, incluindo lona blackout, lona ortofônica e lona front. Motivada pela doação dessas lonas, a Mandarina criou um grupo de produção de bolsas artesanais, utilizando o material doado como matéria-prima, em um processo de reciclagem criativa. Além da produção de 100 bolsas autorais, com 10 modelos, a partir de um processo de upcycling (prática que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados), o projeto beneficiou 30 mulheres artesãs.

Com grande campanha de marketing digital e também parceria com canais de televisão, a divulgação da Maratona de Salvador atinge milhares de brasileiros. Sabendo disso, a Prefeitura resolveu apoiar o projeto “Repense Reuse”, da Humana Brasil, e repercutir suas iniciativas como parceria do evento, unindo o esporte ao uso consciente do têxtil. Em 20 dias de campanha foram acumulados mais de 19 mil quilos de roupas, um acréscimo de 36% nos resultados do projeto para o período.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe