O Hospital Santa Izabel (HSI), localizado no bairro de Nazaré, em Salvador inaugurou, nesta terça-feira (21), as instalações da nova UTI 5. Com 14 leitos para pacientes em tratamento intensivo, a nova unidade passou por completa reestruturação, ganhou novos equipamentos tecnológicos e um design funcional que favorece o acolhimento, o tratamento humanizado e a presença dos familiares.
A inauguração contou com a presença do provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, do mordomo de Saúde, Paulo Studart e do superintendente, Eduardo Queiroz, integrantes da irmandade da Misericórdia, diretores do HSI, além de Clarissa Mathias, médica representante da Oncoclínicas – parceiro da Santa Casa neste investimento, e José Carlos Brito, chefe do Corpo Clínico do HSI.
A intervenção na unidade, ressaltou o provedor, procurou aliar qualidade tecnológica com um ambiente confortável para o paciente e seus familiares e para a equipe multiprofissional que atuará na unidade. Ele também enfatizou a união de esforços com a Oncoclínicas e anunciou que o Santa Izabel ganhará nos próximos dois meses um novo Centro Cirúrgico integrado à unidade especializada para atendimento oncológico e um Serviço de TMO (Transplante de Medula Óssea).
“A oferta de uma UTI modernizada, com equipe especializada, protocolos rígidos de segurança e qualidade e equipamentos de ponta, reforça o protagonismo que o Santa Izabel tem hoje no tratamento de alta complexidade”, disse José Antônio Rodrigues Alves em entrevista ao Alô Alô Bahia.
O aperfeiçoamento contínuo do HSI foi destacado também pelo diretor Técnico Assistencial do HSI, Ricardo Madureira, para quem a qualidade da assistência ofertada passa também pela experiência do paciente. “Temos avançado muito na adoção de protocolos que asseguram uma maior aproximação do paciente com a família, permitindo o acompanhamento familiar em tempo integral”, afirmou o diretor.
Além da cuidadosa obra de infraestrutura que modernizou uma unidade estratégica do hospital, outro ponto que merece destaque é que a UTI 5 foi equipada para permitir a monitoração hemodinâmica contínua, indicada na condução de casos complexos. Além disso, a unidade possibilitará a realização de ultrassonografia “beira leito”, facilitando e agilizando a tomada de decisão segura por parte dos profissionais médicos na realização de procedimentos invasivos.