Fórum ESG trará COP-30, que será realizada na Amazônia, para o centro das discussões

Fórum ESG trará COP-30, que será realizada na Amazônia, para o centro das discussões

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do CORREIO

Divulgação

Publicado em 22/05/2024 às 13:26 / Leia em 5 minutos

O Brasil só irá sediar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) em novembro de 2025, mas uma prévia do evento internacional será apresentada agora, na terceira edição do Fórum ESG Salvador, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, no Porto Salvador. O assunto, que é o diferencial da edição 2024, será tratado logo no primeiro dia, na palestra do anfitrião da COP-30, Helder Barbalho, governador do Pará, um dos estados que abriga a Floresta Amazônica.

“Estamos em um ano de máxima importância para o ESG, porque o Brasil terá a principal conferência do clima no mundo em 2025, que visa unificar ações, além de mobilizar a sociedade para as questões climáticas. A participação de Helder Barbalho é de extrema relevância, porque vai antecipar a dimensão do Brasil nesta conferência, que vai receber o mundo inteiro na Amazônia, um dos mais importantes biomas do planeta”, destacou Isaac Edington, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que será um dos mediadores do fórum.

Além de Helder Barbalho, teremos a presença de outros importantes nomes que representam os pilares do evento: o prefeito de Salvador Bruno Reis, a cantora Daniela Mercury e o cofundador da CUFA e presidente da CUFA RJ, Preto Zezé. Com curadoria de Isaac Edington, especialistas, executivos e autoridades estão entre os nomes confirmados na programação do evento realizado pelo CORREIO e o portal Alô Alô Bahia. A programação completa e o local para fazer as inscrições estão disponíveis no site do Fórum ESG: oferta.correio24horas.com.br/iii-esg-forum-salvador.

Debates

O Fórum ESG Salvador terá debates em torno dos temas “Environmental, Social and Governance”, referenciando as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. “O Ser Humano e a Transformação Digital” e a “Mudanças Climáticas: Acordos, Caminhos e Desafios” estão entre as palestras que serão apresentadas nos dois dias. Bate-papo e trocas entre o empresariado, o poder público e demais representantes da sociedade, estarão presentes também nos painéis “Integração de Práticas ESG nas Estratégia Corporativas”, “Impacto Social, Economia Circular, Políticas de Redução de Resíduos”, “Tecnologias Emergentes para a Sustentabilidade, Inovação e Soluções”, “Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)”, “Inteligência Artificial e Impacto na Sociedade” e Cases.

“O fato determinante para a sobrevivência é ter o clima estabilizado. Por conta do desequilíbrio, temos chuva, frio, calor em demasia, como os gaúchos estão agora sentindo na pele o efeito das enchentes e outros problemas causados por fenômenos climáticos no mundo. Esses extremos afetam também a economia, causado o aumento no valor de alguns insumos”, explicou Isaac Edington.

Para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, em um mundo cada vez mais consciente e preocupado com questões ambientais, sociais e de governança (ESG), “é fundamental que as administrações públicas se comprometam com esses princípios em suas práticas e políticas”.

“O conceito de ESG envolve a integração de critérios ambientais, sociais e de governança nas decisões de negócios e políticas públicas, visando não apenas o crescimento econômico, mas também o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população. Em nossa gestão, compreendemos que a busca pelo equilíbrio entre esses três pilares é essencial para construir uma cidade mais justa, inclusiva e resiliente”, declarou ACM Neto.

“Trata-se do principal evento de ESG do Nordeste e um dos maiores do país”, ressalta o diretor de Conteúdo do Alô Alô Bahia, Rafael Freitas. “Conseguimos colocar Salvador em destaque, valorizando empresas, institutos e agentes de transformação. O fórum joga luz em assuntos urgentes e promove uma série de discussões intransponíveis, lembrando que os setores financeiros e empresarial valorizam cada vez mais companhias que levam em conta os impactos que produzem no planeta e na população”, conclui.

São mais de 30 empresas patrocinando e apoiando o projeto. “São empresas de vários setores, de pequeno e grande porte, locais e nacionais, que acreditam no trabalho e potencial do Correio e do Alô Alô Bahia, entregando bastante conteúdo e mídia”, declarou a gerente comercial e de marketing do Correio, Luciana Gomes.

O III ESG Fórum Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça – Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração – Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe