O assassinato de Mãe Bernadete será retratado no programa Linha Direta, comandado por Pedro Bial. A atração vai ao ar nesta quinta-feira (23), na TV Globo, e trará entrevistas com familiares da líder quilombola, como Jurandir Wellington Pacífico, filho da ialorixá, além de informações sobre o andamento das investigações sobre o caso.
A líder da Comunidade Remanescente de Quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho, foi assassinada na noite do dia 17 de agosto de 2023. Segundo testemunhas, ela foi executada com 12 tiros por bandidos armados que invadiram o terreiro. Em novembro do ano passado, o Ministério Público da Bahia denunciou Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus por suspeita de participação no assassinato.
No momento do crime, a vítima estava na companhia dos netos Wellington, de 22 anos, que estava em um dos quartos da casa, e dois adolescentes de 13 e 12 anos, que estavam na sala com a avó. Dos cinco homens denunciados, três estão foragidos e foram incluídos no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. A Anistia Internacional também acompanha as investigações sobre o crime.