Com tempo fechado, a chuva em Salvador chegou a 76 mm nesta terça-feira (21). No restante da semana, a tendência é que a chuva continue, já que a previsão do tempo indica céu parcialmente nublado, com continuidade de chuvas fraca a moderada. As informações foram divulgadas pela Guarda Civil de Salvador (Codesal).
Até o momento da publicação, a Codesal registrou 74 ocorrências em Salvador. Entre os casos mais acionados estão 25 ameaças de desabamento, 20 ameaças de deslizamento e 12 deslizamentos de terra. Cajazeiras é o bairro com mais ocorrências registradas, com 13 casos. Já os bairros do Cabula e Tancredo Neves registraram 11 solicitações.
“Tá dentro do previsto mesmo [o número de ocorrências]. Quando tem uma chuva como essa, com mais de 70 milímetros em 24 horas, a gente tem maior propensão à solicitação de vistoria, sobretudo o escorregamento de terra”, explicou o Diretor Geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Ao longo desta semana, a influência dos ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico, combinada com a presença de um sistema de baixa pressão irá propiciar a ocorrência de chuvas em Salvador. Na quarta-feira (22), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.
Na quinta-feira (23), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Já entre sexta-feira (24) e sábado (25), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com poucas chances de chuvas fracas e isoladas.