NEOJIBA promove concerto em homenagem a maestro venezuelano; Ingressos são trocados por alimentos para serem doados ao RS

NEOJIBA promove concerto em homenagem a maestro venezuelano; Ingressos são trocados por alimentos para serem doados ao RS

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Divulgação/NEOJIBA

Publicado em 20/05/2024 às 15:24 / Leia em 2 minutos

O visionário maestro venezuelano José Antonio Abreu, fundador do El Sistema, que inspirou a criação do NEOJIBA e de mais de 70 programas de transformação social por meio da prática musical coletiva em todo o mundo, será homenageado com a realização de dois grandes concertos em Salvador.

As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Salesiano. O ingresso solidário será a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A Orquestra NEOJIBA, principal formação musical do programa, será regida por Eduardo Salazar, maestro e violinista venezuelano formado no El Sistema e aluno direto do Maestro Abreu. Salazar iniciou sua trajetória musical no programa venezuelano, onde atuou intensamente como primeiro violino da Orquestra Simón Bolívar e posteriormente como regente. Em 2018, mudou-se para a Bahia e passou a integrar a equipe do NEOJIBA. 

A memória do maestro Abreu, que neste mês completaria 85 anos, será celebrada com um repertório cheio de referências a Prometeu, conhecido na mitologia grega por roubar o fogo dos deuses para entregá-lo aos homens. O programa, que será o mesmo para os dois concertos, será iluminado pela abertura do balé “As Criaturas de Prometeu”, de Beethoven, pelo poema sinfônico “Prometeu”, do compositor brasileiro Leopoldo Miguez, e pela “Sinfonia nº 3 – Eroica”, uma das mais poderosas obras de Beethoven.

 

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe