Aos 99 anos, idoso responde a três mil processos em 17 estados; entenda o caso

Aos 99 anos, idoso responde a três mil processos em 17 estados; entenda o caso

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/TV Globo

Publicado em 20/05/2024 às 09:13 / Leia em 2 minutos

O economista e advogado aposentado Francisco de Jesus Penha, de 99 anos, responde a cerca de três mil processos na Justiça. Por conta disso, ele já sofreu bloqueio da conta bancária, foi alvo de buscas em operação da Polícia Federal e precisou vender a casa.

Penha trabalhou para o Grupo João Santos, que está em recuperação judicial, e as ações são todas ligadas a dívidas da empresa. As informações são do g1.

Os processos judiciais contra o aposentado foram movidos em 17 estados. O idoso provou a inocência em alguns casos e está recorrendo em outros. Segundo os advogados do idoso, ele chegou a ser envolvido em mais de 5 mil ações.

Em 2021, Francisco foi um dos alvos da Operação Background, da Polícia Federal, que investigava o Grupo João Santos por dívida tributária de R$ 8,6 bilhões e por lavagem de dinheiro.

“Fui acordado às 5h30, na minha casa, com uma [operação de] busca e apreensão. Vasculharam tudo. […] Muita coisa da minha mulher, ela tinha morrido… Ver as roupas dela serem revistadas…”, disse o aposentado em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Em 2018, ele tentou usar um cheque para fazer um pagamento, mas o cheque foi devolvido. “Fui ao banco para saber. Uma intimação judicial. Aí examinei, e era da Justiça de Palmas, Tocantins. ICMS, dívida trabalhista”, afirmou. Francisco contou ao g1 que pediu demissão porque, ao menos desde o início dos anos 2000, já avisava sobre as irregularidades na contabilidade do grupo, mas os problemas não eram resolvidos.

A atual administração do Grupo João Santos informou que as dívidas do grupo geradas até 2022 estão sob efeito da recuperação judicial e pagas dentro dos prazos.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe