Brasil é escolhido para sediar Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027; Salvador deve receber partidas

Brasil é escolhido para sediar Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027; Salvador deve receber partidas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Pakawich Damrongkiattisak/FIFA

Publicado em 17/05/2024 às 07:22 / Leia em 2 minutos

O Brasil foi confirmado, na madrugada desta sexta-feira (17), como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. A eleição aconteceu durante o Congresso da Fifa, na Tailândia, onde a candidatura brasileira deixou para trás a europeia, formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será a primeira vez que a competição acontece na América do Sul.

O Brasil já recebeu as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014 e agora sediará a 10ª edição do torneio feminino, que é organizado desde 1991. Será a chance, finalmente, de a Seleção Brasileira conquistar o primeiro título mundial, justamente em casa, após o vice-campeonato, em 2007, na China, quando a Alemanha venceu por 2 a 0.

Em relatório elaborado por profissionais que visitaram as sedes, inclusive a Arena Fonte Nova, em Salvador, a Fifa deu nota geral superior ao Brasil em relação ao projeto europeu: 4 contra 3,7, de um total de 5.

No projeto enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à Fifa, foram propostos dez estádios nacionais para as partidas da competição: Mineirão (Belo Horizonte), Beira-Rio (Porto Alegre), Mané Garrincha (Brasília), Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena de Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Maracanã (Rio de Janeiro) e Neo Química Arena (São Paulo). Todos foram usados na Copa do Mundo de 2014, mas não necessariamente serão de fato usados novamente.

A CBF sugeriu que a competição comece em 24 de junho de 2027, uma quinta-feira, com a abertura no Maracanã em jogo da Seleção Brasileira pelo Grupo A. A final seria em um domingo, 25 de julho, também no Rio de Janeiro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe