Saiba onde é o local em que Leonardo da Vinci pintou a Mona Lisa

Saiba onde é o local em que Leonardo da Vinci pintou a Mona Lisa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução

Publicado em 16/05/2024 às 09:13 / Leia em 2 minutos

Uma das imagens mais conhecidas do mundo, a pintura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, sempre despertou muitas curiosidades sobre quem seria a inspiração para o retrato. Embora já existam algumas teorias acerca de quem seria essa mulher – possivelmente, Lisa Gherardini, esposa de um nobre italiano -, uma nova descoberta traz ainda mais luz para a origem dessa obra de arte.

De acordo com a geóloga e estudiosa da arte renascentista, Ann Pizzorusso, da Vinci estava sentado em Lecco, na Itália, cidade próxima ao Lago Como, quanto pintou Mona Lisa. “Vi a topografia perto de Lecco e percebi que este era o local”, disse a especialista em entrevista ao The New York Times.

O Lago Como que margeia a cidade de Lecco seria o cenário utilizado pelo pintor italiano (Foto: Reprodução)

Apesar da obra ter focado na personagem, com poucos elementos incluídos no cenário, algumas características são muito importantes. A principal delas é uma ponte medieval que grande parte dos estudiosos do quadro consideraram como a chave para o ambiente de da Vinci. Para Pizzorusso o que fez diferença mesmo foi a forma do lago e o calcário cinza-branco que conseguiram “denunciar” Lecco como o local da pintura.

“A ponte pode se desgastar, com isso você tem que combinar a ponte com um lugar onde Leonardo estava, e com a geologia”, explica.

O professor de história europeia Donald Sassoon revelou que essa suspeita já circulava na cidade há muito tempo. “Em Lecco, eles mencionam isso há anos”, contou também em entrevista ao The New York Times. Segundo ele, em 2016, um acadêmico de Lecco publicou um artigo em um site de notícias local apontando características geográficas semelhantes às que Pizzorusso identificou.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe