A Sony anunciou um novo robô especializado em microcirurgias e compartilhou um vídeo para mostrar do que o dispositivo é capaz. A máquina é a primeira capaz de realizar trabalhos superprecisos, como suturar um pequeno corte em um grão de milho, por exemplo.
Os primeiros testes em cirurgia animal também foram um sucesso, diz a empresa.
O robô foi projetado para auxiliar no campo da supermicrocirurgia, ramo em que cirurgiões operam em vasos sanguíneos e nervos extremamente pequenos, com diâmetros inferiores a 1 mm.
Especialistas nessa área costumam fazer o trabalho olhando por um microscópio. É uma área ideal para assistência robótica, e já existem vários robôs cirúrgicos em uso clínico.
Embora o mecanismo impressione, não se trata de cirurgiões robôs autônomos. São ferramentas de teleoperação que permitem ampliar a visão dos médicos e diminuir os movimentos das mãos.
Ainda em fase de protótipo, o robô foi apresentado como um “dispositivo de cirurgia remota de baixa latência” no qual o cirurgião usa um par de controladores semelhantes a canetas sensíveis ao aperto e observa os efeitos por um pequeno sistema de câmera 3D com imagem em 4K. A visão em tempo real aparece em um par de telas OLED em uma espécie de óculos de realidade virtual montado na mesa, onde o cirurgião repousa o rosto.