Parteiras tradicionais do Brasil se tornam patrimônio cultural do país

Parteiras tradicionais do Brasil se tornam patrimônio cultural do país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 16/05/2024 às 14:44 / Leia em 1 minutos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o Ofício, Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Brasil como Patrimônio Cultural do País. 

A aprovação ocorreu durante reunião do conselho consultivo do órgão, que ocorreu em 9 de maio. O bem será inscrito no Livro de Registro dos Saberes junto a outros bens culturais imateriais que viraram patrimônios nacionais, como o Ofício das Baianas de Acarajé e o Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. 

O Iphan destaca que, diferente de outras manifestações características regionais, os Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Brasil correspondem a uma realidade presente em todo o território nacional, com um repertório transmitido geracionalmente que mescla conhecimentos tradicionais, religiosos e biomédicos.

Um dossiê, produzido em 2021 junto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as descreve como “mestras do ofício do partejar, detentoras de um repertório de saberes e práticas acerca de todas as etapas da gestação (pré-natal, parto e pós-parto)”. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia