O TikTok adotará uma tecnologia especial para identificar imagens e vídeos gerados por Inteligência Artificial. As “Credenciais de Conteúdo” funcionarão como uma marca d’água digital que indica como os conteúdos foram feitos e editados. A ferramenta foi criada pela Adobe e já tem sido adotada por companhias como a OpenAI, criadora do ChatGPT. O TikTok já rotula o conteúdo gerado por IA feito com ferramentas dentro do aplicativo, mas agora o rótulo também poderá ser aplicado aos conteúdos gerados fora do serviço.
A iniciativa faz parte dos esforços do TikTok para combater a prática de propagação de informações falsas. Para que o sistema funcione, tanto o criador quanto a plataforma usada para distribuir o conteúdo devem concordar em usar o padrão. Se uma pessoa usa a ferramenta Dall-E da OpenAI para gerar uma imagem, por exemplo, a OpenAI anexa uma marca d’água à imagem resultante. Se essa imagem for carregada no TikTok, ela será automaticamente rotulada como gerada por IA.
“Também temos políticas que proíbem o uso de IA realista que não esteja rotulada, portanto, se a IA realista (conteúdo gerado) aparecer na plataforma, nós a removeremos por violar nossas diretrizes da comunidade”, afirma Adam Presser, chefe de operações e segurança do TikTok.