Primeiro templo de candomblé do Brasil, Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho será homenageado no Carnaval do Rio

Primeiro templo de candomblé do Brasil, Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho será homenageado no Carnaval do Rio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 14/05/2024 às 09:02 / Leia em 1 minutos

Primeiro templo de candomblé do Brasil, o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, localizado em Salvador, será homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro pela escola de samba Unidos de Padre Miguel. Com o enredo “Egbé Iya Nassô”, a agremiação promete realizar uma viagem pela história e tradição afro-brasileira, destacando o papel fundamental do Ilê Axé Iyá Nassô Oká , considerado o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento, além de celebrar o legado da africana Iyá Nassô. 

“Estamos muito felizes com essa homenagem. Nestes quase dois séculos de existência, é a primeira vez que o Terreiro Casa Branca recebe tamanha honraria, e isto é para comunidade o reconhecimento da força feminina que no Brasil possibilitou a instituição dos Terreiros de Candomblé e da ancestralidade vinda dos Orixás no Brasil”, comemoram os responsáveis pelo terreiro.

Idealizado pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, o enredo da Unidos de Padre Miguel em homenagem ao primeiro centro religioso não-católico a ser reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura está sendo desenvolvido pelos enredistas Victor Marques e Clark Mangabeira.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe