Salvador vira ‘capital do jazz’ no fim de semana, com nomes como Luedji Luna e Mayra Andrade; saiba mais

Salvador vira ‘capital do jazz’ no fim de semana, com nomes como Luedji Luna e Mayra Andrade; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

@iamwanessx/Tiago Calção

Publicado em 13/05/2024 às 16:23 / Leia em 2 minutos

Berço das mais variadas manifestações culturais e gêneros musicais, a capital baiana se transforma em um palco de jazz no próximo fim de semana, com a realização do Festival Salvador Jazz, no sábado (18) e no domingo (19), no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

No primeiro dia de programação, a partir das 18h, o público poderá conferir os shows do pianista Jonathan Ferr, eleito o Homem do Ano pela revista VAM MAGAZINE e aclamado como o artista que está revolucionando o Jazz no Brasil, e do Coletivo Jam Delas, formado por talentosas mulheres instrumentistas da capital baiana, promovendo a presença feminina na cena instrumental local.

Um dos pontos altos da primeira noite promete ser a presença marcante de Luedji Luna, indicada ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com o álbum “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água”. A cantora e compositora baiana sobe no mesmo palco que a Bixiga 70, banda paulistana que mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz.

No domingo (19), um pouco mais cedo, a partir das 17h, a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, reconhecida pela presença cativante em palcos internacionais e sonoridade única, promete uma performance que reflete a sua trajetória musical multicultural, que combina o crioulo do Cabo Verde com referências brasileiras e a sofisticação do jazz parisiense.

Compõem a programação ainda o Spok Quinteto, liderado pelo maestro Spok, que oferecerá uma experiência musical única, percorrendo os ritmos musicais nordestinos com destaque para o frevo-jazz; a Sonora Amaralina, orquestra de Cumbia nascida em Salvador, que trará toda a energia contagiante da música latino-americana para o festival; e o percussionista Marcos Suzano, reconhecido internacionalmente pelo estilo inovador de tocar pandeiro e pelas colaborações na música brasileira.

Ubiratan Marques, integrante da BaianaSystem e fundador da Orquestra Afrosinfônica completa a lista de apresentações, com show do seu último álbum solo autoral, “Dança do Tempo”, no qual rege sinfonia afro-jazz-brasileira ao longo de oito faixas inéditas.

A programação detalhada pode ser encontrada no @festivalsalvadorjazz. O evento, uma realização da Maré Produções, conta com apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Aiwa.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe