A Justiça do Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público contra os três tutores dos cães da raça pitbull que atacaram a escritora Roseana Murray no mês passado, em Saquarema, na Região dos Lagos. Eles são acusados de praticar abuso e maus-tratos contra animais e de colocar em risco a segurança alheia. Segundo o MP, os denunciados não tiveram a devida cautela com os animais e agiram com negligência e imprudência, ofendendo a integridade física da escritora.
Sobre os animais, que foram encontrados debilitados, assustados e confinados em local sem condições de higiene, diz a denúncia: “em data que não se pode precisar, mas sendo certo que até o dia 5 de abril de 2024, por volta das 6h10, os denunciados, de forma livre, consciente e voluntária, no interior da residência localizada na Avenida Ministro Salgado Filho, nº 1.556, Boqueirão, nesta comarca, praticou atos de maus-tratos contra três animais domésticos, quais sejam, Mila, Pretinho e Nero, todos da raça pitbull, de propriedade deles”. Os tutores perderam a guarda dos animais, que estão em um canil da prefeitura de Saquarema.
Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três cães da raça pitbull no último dia 5 de abril, quando saía de casa, por volta das 6h, para uma caminhada em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, hábito que mantinha diariamente. No ataque, ela teve o braço e a orelha direita arrancados pelos animais. Gravemente ferida e desmaiada, a escritora foi arrastada pelos cães por cerca de 5 metros.