Número de mortos nas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 113

Número de mortos nas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 113

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Gustavo Ghisleni/AFP

Publicado em 10/05/2024 às 09:47 / Leia em 2 minutos

O número de mortes em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 113, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã desta sexta-feira (10).

Há ainda o registro de 146 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,9 milhão de pessoas até agora.

As autoridades locais ainda investigam se outras quatro mortes estão relacionadas com eventos meteorológicos. Ao todo, há 69.617 pessoas em abrigos, 337.116 desalojados, e 756 pessoas feridas socorridas.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou para 4,74 metros pela primeira vez desde sábado (4), conforme medição feita às 6h15 desta sexta-feira pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. O nível da água, agora, está abaixo da marca recorde da última grande enchente no Rio Grande do Sul, em 1941, quando o pico da enchente alcançou a marca de 4m76cm.

O nível, no entanto, ainda está bem acima da cota de inundação, ultrapassada na última semana. Desde então, a cidade vive um cenário de guerra, com quase todos os bairros sem acesso a energia, internet, mantimentos e água, e levando a um movimento de êxodo para localidades menos atingidas pelas chuvas, como as cidades do litoral.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe