Cavalo Caramelo, resgatado no Rio Grande do Sul, tem quadro de saúde estável

Cavalo Caramelo, resgatado no Rio Grande do Sul, tem quadro de saúde estável

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução / RBS TV

Publicado em 10/05/2024 às 10:03 / Leia em 2 minutos

O cavalo Caramelo, que comoveu o público nesta quinta-feira (9) ao ser resgatado de um telhado em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está sendo acompanhado no complexo veterinário da Universidade Luterana do Brasil e tem quadro de saúde estável. O equino, que passou quatro dias sem acesso à água potável, está recebendo tratamento de fluidoterapia para aliviar os sintomas de desidratação. Ainda não há informações sobre o verdadeiro tutor do animal.

“Graças a Deus, ele passou bem a noite. Os parâmetros clínicos dele estão estáveis. Ele tá um pouco desidratado só ainda. A motilidade intestinal também está um pouco diminuída, mas são alterações esperadas por tudo que ele tá passando“, explicou o veterinário Henrique Cardoso, em entrevista à RBS TV.

Após ficar ilhado por conta das fortes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, Caramelo foi resgatado nesta quinta-feira (9), em uma operação liderada pelo Corpo de Bombeiros. O animal foi removido do local com a ajuda de botes. O resgate foi acompanhado por veterinários do Exército. Durante a ação, que envolveu dois botes, quatro barcos e um jet ski, o animal foi amarrado e colocado na embarcação para ser conduzido a um local seguro. 

Quando chegamos encontramos o animal em uma situação debilitada. Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos, após a sedação, deitamos o cavalo numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança”, relata o capitão Franco, que liderou a missão de resgate.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe