Primeira da América Latina, Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural

Primeira da América Latina, Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 09/05/2024 às 08:21 / Leia em 2 minutos

Fundada em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Central do Estado da Bahia é a primeira biblioteca pública do Brasil  e da América Latina e, para celebrar o seu aniversário de 213 anos, a bicentenária prepara uma série de atividades especiais. As comemorações terão início no dia 13 de maio, a partir das 8h30, com apresentação da Camerata Quadro Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia. A programação inclui ainda a palestra magna “213 anos da 1ª Biblioteca Pública da Bahia: a narrativa de um patrimônio cultural com muita história para contar”, com a participação da professora Dra. Ivana Lins; apresentação da Cia de Teatro da Polícia Militar com o espetáculo “África: Um Conto Cantado”; e Leitura do Cordel para a Biblioteca Central, com o escritor, poeta e professor, Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria.

Também no dia 13 de maio, às 17h, acontece a abertura da exposição “213 anos da Biblioteca Central: muitas histórias pra contar”, no Shopping Piedade. “Celebramos com felicidade os 213 anos da BCEB, que é um verdadeiro palácio do livro. A cada dia conseguimos dinamizar e democratizar mais a programação e o acesso a esse importante equipamento”, destaca o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro.

III Edição do Projeto OSBArris

Nesta III Edição, o projeto OSBArris homenageia a Biblioteca Central do Estado da Bahia com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência do Maestro Carlos Prazeres. O evento será dia 19 de maio, às 17h, no Quadrilátero da BCEB. A entrada será 1 kg de alimento não perecível para o Projeto Bahia sem Fome.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe