Começa revezamento da Tocha Olímpica na França

Começa revezamento da Tocha Olímpica na França

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Benoit Tessier

Publicado em 09/05/2024 às 10:51 / Leia em 2 minutos

O revezamento da Tocha Olímpica pela França começou quinta-feira (9) em Marselha, 770 quilômetros ao sul de Paris, em frente à emblemática basílica de Notre-Dame de la Garde, símbolo da cidade.

Dezenas de pessoas foram até a basílica, que fica no alto de uma colina, para testemunhar a largada. Basile Boli, ex-jogador do Olympique de Marseille, foi o primeiro a conduzir a tocha que chegará no dia 26 de julho a Paris para a cerimônia de abertura da Olimpíada.

Boli, que marcou o gol da única vitória de um clube francês, o Olympique de Marseille (OM), na Liga dos Campeões, na final em 1993, iniciou o percurso às 8h20 (em Paris, 3h20 da madrugada em Brasília).

Vestido de branco como todos os portadores da tocha, ele entregou a chama olímpica com um beijo a Colette Cataldo, 83 anos, uma das mais antigas torcedoras do clube. A chama continuou então seu percurso, sendo recebida e saudada por centenas de pessoas, nas ruas e também nas janelas dos prédios.

A tocha passará pelas ruas e bairros mais emblemáticos da cidade, terminando a jornada no início da noite, no Estádio Vélodrome.

“A largada é importante no esporte”, disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024. “Começamos bem, agora vamos! Vamos proporcionar esses momentos de celebração e emoção todos os dias”, com 11 mil portadores da tocha, em mais de 400 cidades da França.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe