Tradicional livraria de Porto Alegre está entre espaços afetados pelas chuvas no RS: ‘sonho levado pela água’

Tradicional livraria de Porto Alegre está entre espaços afetados pelas chuvas no RS: ‘sonho levado pela água’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução

Publicado em 08/05/2024 às 14:23 / Leia em 2 minutos

A Livraria Taverna, uma das mais tradicionais de Porto Alegre, não passou ilesa pelas fortes chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. O espaço cultural foi um dos espaços prejudicados pela catástrofe climática, que já matou 100 pessoas.

O estabelecimento fica em frente à Casa de Cultura Mario Quintana, que também foi inundada, e conseguiu ser acessada nesta terça-feira (7) pelo livreiro e editor Ederson Lopes, que pede ajuda nas redes sociais.

O produtor cultural publicou um vídeo na página da livraria do Instagram, registrando o estado em que ela se encontra após as recentes chuvas. Completamente inundado, o espaço de leitura teve todos os móveis comprometidos. Os livros encontram-se empilhados em mesas e prateleiras, que, feitas de MDF, podem não resistir muito tempo ao contato com a água.

Livraria Taverna antes e depois das enchentes | Fotos: Reprodução

“Conseguimos isolar os livros, mas parte do acervo já demonstra desgaste. Muitos títulos estão úmidos e com o papel envergado. A umidade do ar está muito elevada e, por ser um material extremamente sensível, é possível que parte do acervo também seja perdido. Não conseguimos calcular o prejuízo total por enquanto“, lamentou Ederson.

“É um prejuízo gigantesco. A gente levou três anos para pagar esses móveis. É muito triste a quantidade de perdas que todo mundo em Porto Alegre e no interior do estado está tendo”, seguiu o produtor cultural, emocionado. “Um sonho e um trabalho de 10 anos foi levado pela água”, lamenta.

No post, a livraria informa que a prioridade é pagar a folha de funcionárias da casa, que estão sem luz e sem água e precisam receber o salário do mês para custos básicos. Para isso, a Taverna aceita doações de qualquer valor por meio da chave Pix livrariataverna@gmail.com.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe