Projeto celebra a arte drag queen negra de Salvador

Projeto celebra a arte drag queen negra de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Caio Lírio

Publicado em 07/05/2024 às 13:05 / Leia em 2 minutos

Com o objetivo de valorizar e celebrar o trabalho artístico de drag queens negras, pardas e indígenas de Salvador, a Afro Drag Barbárie Bundi apresenta o “Kiandas Ocupam o Centro”. O projeto reúne diversas ações gratuitas entre apresentações, atividades formativas e de afroempreendedorismo que começam em maio e seguem até o segundo semestre deste ano. Entre as atividades mais aguardadas, está a quarta edição da Escola de Drags, projeto de formação e capacitação de artistas drags queens.

 É um projeto sobre encontro, procurei trazer para perto artistas pretes da cena drag de Salvador. E, para além de celebrarmos nossa existência, pensarmos em nossos caminhos enquanto afro drags”, destaca Barbárie Bundi, afro drag idealizadora do projeto.

c-Foto-Caio-Lirio-caiolirio-021-A6299

O lançamento será marcado pela performance “Kalunga”, que acontece no dia 17 de maio, às 18h. Em um passeio performático pela Casa do Benin, Barbárie Bundi conduz o público a uma viagem falando sobre as kiandas, ninfas aquáticas de África, e fazendo um paralelo entre os seu último trabalho musical lançado, o álbum “Aquátika” e o “Kitanda”, show e seu novo EP que encerra esse projeto no segundo semestre. “Kalunga” encerra o ciclo aquático de Barbárie, abrindo para um novo ciclo de sua pesquisa às narrativas da terra. Nessa performance, as drags baianas Malayka SN, Mamba, Ah Teodoro e Dandara são convidadas da noite.

A iniciativa traz ainda “Musoni”, uma Noite Preta de performance drag estrelada pelas artistas Dandara e Barbárie Bundi, recebendo outras artistas convidadas, e reunindo, além do show, uma mostra afroempreendedora e a premiação Rainha Afrodrag. O evento acontece no dia 31 de maio, às 19h, na Casa Sankofa, no bairro do Dois de Julho.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe