Sartre Escola SEB realiza segunda edição de Festa Literária com presença de mais de 20 escritores brasileiros; confira

Sartre Escola SEB realiza segunda edição de Festa Literária com presença de mais de 20 escritores brasileiros; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 06/05/2024 às 11:13 / Leia em 4 minutos

O Sartre Escola SEB promoveu a segunda edição da FLIS, Festa Literária do Sartre, movimentando as unidades do Itaigara, Nobel, Monet I e Monet II em uma programação intensa de palestras, bate-papos, contação de histórias e sessão de autógrafos com escritores. O evento, realizado no mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23.04), foi realizado de 15 a 20 de abril e contou com a participação de mais de 20 escritores brasileiros.

Entre os autores convidados estiveram Joaquim Nery, Alexandre Bartilott, Mateus Peleteiro, João Paulo Moreira Ferreira, Cleia Lira, Alessandro Kruschewsky, Érica Falcão, José Amarante, Raíssa Martins, Joelma Queiroz, Jamile Nery e Janusia Rosa de Souza Passos.

Festa Literária do Sartre

“A presença dos autores foi muito importante pois trouxe para os alunos, com mais concretude, essas figuras capazes de criar um vasto universo através da imaginação, através das letras, através da sua dedicação e, também, apresentou o processo de escrita”, avalia a diretora pedagógica do Sartre Escola SEB, Ana Lucia Mattos. “Quem sabe tenhamos no futuro muitos escritores oriundos dessa geração que está sendo impactada por essa atividade na escola”, completa.

Jr5nKo7.md.jpg

Sartre Escola SEB

Além do contato com os escritores, os estudantes mergulharam no mundo da literatura através do acesso aos livros que estavam dispostos nos estandes da FLIS. “É um evento muito importante para toda a escola. Nossos alunos puderam rever e conhecer diversos títulos da cultura brasileira e nordestina. Estavam todos ansiosos e ávidos para ter essa experiência em contato com tantos escritores da cena literária”, destaca Zélia Palmeira, bibliotecária do Sartre Escola SEB.

Festa Literária do Sartre

“A realização da FLIS, Festa Literária do Sartre, sinaliza para toda a comunidade educativa a importância que a literatura tem no projeto pedagógico da nossa escola”, afirma Ana Lucia. “Acreditamos que é importante desenvolver desde muito cedo o prazer, o gosto pela leitura, porque só nessa perspectiva conseguiremos formar uma geração de leitores apaixonados pelas imagens, pelas viagens maravilhosas que se pode fazer através dos livros”, diz.

Este ano, a programação da festa literária foi ampliada. Em cada unidade de ensino foi oferecido um dia dedicado às HQs. “É um tipo de literatura que não pode ficar esquecida, porque gerações passaram por essas páginas dos quadrinhos. Quantas emoções, quantas aventuras, quanto de alegria, de entretenimento foram encontradas nas páginas desses HQs. Eu mesmo, na minha infância, até o início da minha juventude, era uma fã”, revela Ana Lucia.

Jr5nTNV.md.jpg

Sartre Escola SEB

Espírito crítico 

Para a diretora pedagógica, os projetos implementados pela instituição de ensino como a feira literária estimulam o espírito crítico e a capacidade de ler o mundo. “Os livros escolhidos são obras calcadas em valores, em princípios. Nos dão a oportunidade de discutir temas muito importantes, como bullying, racismo estrutural, respeito às diferenças, ao outro, mostrando que todos nós somos capazes de dar a volta por cima, criando uma consciência”, diz.

Festa Literária do Sartre

“Essa geração que está aqui agora, em breve, vai comandar o mundo e vão sair da escola com a consciência formada, respeitando diferenças, a natureza, tendo tolerância entre o que pensam e o que os outros pensam. Com certeza, a gente vai ter uma sociedade mais harmônica, mais justa, mais solidária, mais empática e é isso que a gente acredita e trabalhamos com o olhar no futuro”, acredita.

Jr5naKg.md.jpg

Sartre Escola SEB

O ano todo

Além da FLIS, a literatura está presente em todas as séries das unidades Sartre durante o ano letivo. “Este evento, como o próprio nome diz, marca um momento festivo, mas os projetos acontecem sempre e contemplam da educação infantil até o ensino médio, com perspectivas diferentes, dentro da realidade da faixa etária e da maturidade de cada um desses alunos”, finaliza Ana Lucia.

SERVIÇO:

Sartre – Itaigara
Endereço: R. Reitor Macedo Costa, 108 – Itaigara, Salvador – BA, 41815-150
Telefone: (71) 2201-2100

Sartre – Nobel
Endereço: R. João Varela, 184 – Itaigara, Salvador – BA, 41815-070
Telefone(71) 2201-2100

Sartre Escola SEB – Monet
Endereço: Rua Ana C. B. Dias, 259 – Lot. Miragem, Lauro de Freitas – BA, 42700-000
Telefone(71) 2201-2100

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe