O Museu Geológico da Bahia, órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, preparou uma programação especial para a 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. O evento, idealizado em celebração ao Dia internacional de Museus, será realizado entre os dias 14 e 19 de maio, com entrada gratuita. O tema desta edição é ‘Museus, Educação e Pesquisa’ e traz como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus e temas a serem abordados com a sociedade.
“Além de ser um centro de pesquisa voltado para desenvolver projetos na área científica e educacional, o museu é um espaço de entretenimento. A Semana Nacional de Museus é um evento significativo e de extrema relevância para a cultura brasileira e não faríamos diferente. Preparamos uma programação especial para o tema e que dialoga sobre a preservação dos patrimônios que valorizam o potencial do nosso estado”, destacou o secretário da pasta, Angelo Almeida.
A coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE e responsável pelo MGB, Amanda Silva, destacou a importância da presença do equipamento na programação do evento. “A Semana de Museus está entre os mais importantes eventos do campo museal brasileiro desde 2003, pois mobiliza diversas instituições no país e evidencia o papel fundamental dos museus como espaços que promovem a pesquisa, educação e a cultura, fortalecendo assim os museus como espaços construtores e reconstrutores do conhecimento“, pontuou.
Confira a programação completa
14 de maio
10h às 11h
Bate-papo sobre ‘A Importância das Unidades de conservação’
Bióloga e doutora em Geologia Ambiental, Amanda Silva
15 de maio
9h às 10h
Bate-papo ‘Da Luneta ao Telescópio Espacial James Webb: O Homem e o Universo’
Professor doutor da UFBA Arno Brischta
16 de maio
9h a 11h
Palestra ‘Fósseis Brasileiro e sua importância com Patrimônio Cultural’
Mestrando da UFBA Isac Antônio dos Santos Machado
14h às 16h
Palestra ‘Fósseis Brasileiros e sua importância como Patrimônio Cultural’
Professora doutora Simone Souza de Moraes
17 de maio
14h
Abertura da Exposição temporária ‘Entre rochas e fósseis: registros do mais importante depósito de fósseis do Brasil’
Parceria com o Instituto de Biologia e o Instituto de Geociências da UFBA
18 e 19 de maio
13h às 17h
Exposição temporária ‘Entre rochas e fósseis: registros do mais importante depósito de fósseis do Brasil’
Parceria com IBIO/IGEO-UFBA.