Walter Hertel, brasileiro enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos

Walter Hertel, brasileiro enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 02/05/2024 às 15:45 / Leia em 2 minutos

Walter Carlos Hertel, um dos expedicionários brasileiros que participou da Segunda Guerra Mundial, morreu nesta quinta-feira (2), aos 101 anos.

Também conhecido como Bubi Hertel, o ex-combatente era natural de Jaraguá do Sul, município no norte de Santa Catarina. A prefeitura de Jaraguá do Sul decretou três dias de luto oficial em homenagem à morte de Walter.

JgUNKHF.md.png

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Força Expedicionária Brasileira, conhecida também pela sigla FEB, foi uma força militar formada por 25.834 homens e mulheres que foram responsáveis paela participação brasileira ao lado dos países do grupo dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Walter fez parte dos “pracinhas”, soldados brasileiros que lutaram na linha de frente da guerra.

Em 2022, Walter lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial”, que traz a transcrição integral de seus diários, fotografias e mais alguns complementos, como quando revisitou os locais de combate décadas depois.

Ele também foi, na década de 1950, um dos membros da primeira orquestra da SCAR e, em 1968, um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). sendo o primeiro tesoureiro da entidade. Como esportista em diversas modalidades, em novembro de 1939 fundou o Clube Atlético Baependi e o clube de bolão “Az de Ouro”, lembra nota de pesar da Câmara de Vereadores da cidade.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe