A Bahia tem conquistado cada vez mais destaque como uma referência global em ações de desenvolvimento rural, sendo reconhecida internacionalmente pelo sucesso de projetos como o Bahia Produtiva, executado no período de 2015 a 2022. A iniciativa, que beneficiou diretamente mais de 40 mil famílias e investiu cerca de R$ 749,8 milhões em 1.207 ações, serviu de inspiração para outros países, como a Colômbia, que está implementando um projeto semelhante, o Caribe Produtivo.
“O projeto implementado no Brasil inspira nossa política de abastecimento agroalimentar ao fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo”, destaca a Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Jhenifer Mojica.
Representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia chegaram a visitar a Bahia para conhecer de perto a iniciativa e tiveram a oportunidade de participar de missões técnicas e conhecer as cooperativas apoiadas locais. Recentemente, cooperativas baianas, como a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves e Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região compartilharam suas experiências no evento “Conversatório sobre Associativismo e Cooperativismo em Bogotá”, que teve como foco o Projeto Caribe Produtivo.
“Ser referência da Bahia em sustentabilidade cooperativista e desenvolvimento local através da qualidade e segurança alimentar dos produtos e inclusão social de novos cooperados nos traz a certeza de missão cumprida. Quando você passa a ser referência, você tem mais segurança de que estamos trilhando o caminho certo”, ressalta Juscelino Macedo, presidente da Coopatan.