Desenhos de Lina Bo Bardi são apresentados pela primeira vez na Europa

Desenhos de Lina Bo Bardi são apresentados pela primeira vez na Europa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução / Veronika Kellndorfer

Publicado em 02/05/2024 às 12:40 / Leia em 2 minutos

O Museu de Desenhos de Arquitetura da Tchoban Foundation, em Berlim, recebe a exposição “Lina Bo Bardi – Poesia do Concreto”, uma seleção de 40 desenhos da arquiteta Lina Bo Bardi, que são apresentados juntos pela primeira vez na Europa. As obras, provenientes da coleção do Instituto Bardi, serviram como esboços e conceitos para seis projetos realizados de instituições culturais, entre eles a Casa de Vidro, Solar do Unhão, Museu de Arte de São Paulo, Teatro Oficina, SESC Pompeia e Casa do Benin. 

Os desenhos são apresentados na exposição juntamente com fotografias da artista Veronika Kellndorfer, que há décadas estuda o trabalho de Lina Bo Bardi e a modernidade na arquitetura. De maneira poética, lúdica e despretensiosa, Lina Bo Bardi apresentou suas ideias em desenhos, que exemplificaram sua visão da obra arquitetônica como uma obra de arte total. Para isso, ela frequentemente utilizava materiais de construção inovadores como vidro e concreto, que, apesar de suas oposições estruturais, funcionavam harmoniosamente e se estabeleceram como componentes integrais da modernidade brasileira.

JgSUxA7.md.jpg
imagens para pc full hd
Para Lina, os desenhos eram um meio indispensável de manifestar os fundamentos de seu pensamento e ilustrar as premissas resultantes. No entanto, eles não foram concebidos como obras de arte autônomas ou documentos para análise de projetos de construção, objetos ou procedimentos de trabalho planejados. Ao invés disso, funcionavam como visualizações de ideias e guias para o processo de fabricação. 

A mostra “Lina Bo Bardi – Poesia do Concreto” tem curadoria da historiadora de arte Tereza de Arruda.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe