No dia em que Caymmi completaria 110 anos, imagens e trechos de novo doc são divulgados; confira

No dia em que Caymmi completaria 110 anos, imagens e trechos de novo doc são divulgados; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação

Publicado em 30/04/2024 às 14:59 / Leia em 3 minutos

No dia em que completaria 110 anos, nesta terça-feira (30), Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira será celebrado pela cineasta Daniela Broitman em São Paulo, com um grande evento de lançamento do documentário “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, em cartaz desde o dia 25 de abril.

Em Salvador, o filme pode ser assistido no circuito Saladearte e no Cine Glauber Rocha, mas, para celebrar a data, admiradores do artista ainda podem conferir novas imagens e trechos inéditos, que não entraram no corte final, no perfil oficial do longa – @caymmideafetos. Entre as cenas divulgadas está um trecho exclusivo para o Alô Alô Bahia, gravado na capital baiana, que ilustra a atividade de pescadores, ao som de “É Doce Morrer no Mar”.

No caso do evento na capital paulista, a diretora da produção, com curadoria colaborativa de Rubens Amatto, ocupará o espaço sociocultural e gastronômico Casa de Francisca, na Sé, com uma programação especial que segue até o dia 3 de maio, inclusive com uma sessão especial aberta ao público, seguida de um bate-papo com a diretora e Dori Caymmi, filho de Dorival, nesta primeira noite.

A programação completa, para quem está em São Paulo, pode ser conferida no site do espaço cultural, onde também podem ser adquiridos os ingressos. O público poderá aproveitar o “Baile do Caymmi”, comandado pela Orquestra HB, Fabiana Cozza, Graça Cunha, Guga Stroeter, além de shows dos filhos Dori e Danilo Caymmi e da neta Alice Caymmi.

“Desde que comecei a produzir esse filme, tinha o sonho de lançá-lo com uma grande celebração ao Caymmi, para que as gerações mais novas pudessem conhecê-lo e pessoas da minha geração pra cima pudessem prestar uma homenagem como agradecimento a ele e a outros faróis da música popular brasileira. Sentia que não tinha como fazer uma celebração mais bonita do que reunindo num só evento artistas de diferentes estilos e gerações da família Caymmi e outros músicos que têm o patriarca como referência musical”, revelou Daniela.

Sobre o filme

“Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” faz uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, das referências de raiz africana, da espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.

Participam da produção o próprio Dorival Caymmi, seus filhos e músicos Dori, Nana e Danilo Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, a ex-nora e compositora Ana Terra, o neto Gabriel Caymmi, o produtor musical Guto Burgos e a cozinheira e confidente Cristiane de Oliveira.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe