Governo assina termos de colaboração para ampliar produção de alimento saudável na Bahia

Governo assina termos de colaboração para ampliar produção de alimento saudável na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Feijão Almeida/GOVBA

Publicado em 30/04/2024 às 23:09 / Leia em 2 minutos

O Governo da Bahia firmou novas estratégias para produção de alimentos saudáveis em uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Programa Bahia Sem Fome. Uma delas, para implantação de hortas urbanas e periurbanas: o projeto Viva Horta, que teve seus termos de colaboração assinados nesta terça-feira (30).

Com um investimento de aproximadamente R$ 4,2 milhões, o projeto tem como público-alvo 5.730 famílias inseridas nos territórios Metropolitano de Salvador, Litoral Sul, Sudoeste Baiano, Litoral Norte, Agreste Baiano, Sisal e Portal do Sertão. A ação representa mais um passo na busca por soluções, que promovam a segurança alimentar e a geração de renda, fortalecendo também a agricultura familiar e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Também nesta terça, o governador Jerônimo Rodrigues lançou o projeto Comida no Prato, em evento realizado na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, em Salvador. A iniciativa, fruto do programa Bahia Sem Fome em parceria com 50 organizações sociais, irá distribuir 2,2 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Jg0ojoX.md.png

Foto: Ítalo Santos/SDR

A iniciativa de alimentação saudável vai priorizar as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), comunidades tradicionais e associações vinculadas ao Programa Minha Casa Minha Vida, localizadas em áreas rurais e periurbanas, que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Ainda na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a implantar 70 hortas comunitárias em municípios baianos, com sistema de cultivo para produção de hortaliças e sistema de irrigação.

Projeto Comida no Prato

O edital “Comida no Prato” faz parte da estratégia do Programa Estadual Bahia Sem Fome e será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com um investimento de mais de R$ 24 milhões, o governo irá alimentar famílias em vulnerabilidade social, incluindo pessoas em situação de rua, trabalhadores/as de baixa renda, desempregados/as, pessoas idosas, crianças e mães solo.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe