José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai entre os anos de 2010 e 2015, informou nesta segunda-feira (29) que, após ir ao Centro de Assistência Casmu para fazer um check-up médico, foi diagnosticado com um tumor no esôfago. De acordo com o político, o caso é “duplamente complexo” por já sofrer de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, os rins, “o que cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia”.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece (…) Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, ressaltou.
Durante entrevista coletiva, Mujica, que escolheu levar a vida como agricultor após deixar a carreira política, não especificou se tumor é benigno ou maligno e afirmou se sentir “muito bem” no momento. Ele enfatizou ainda que deve receber outras informações sobre seu quadro de saúde nos próximos dias e que pretende seguir ativo,”militando com os companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com as minhas verduras e as minhas galinhas”.