Morreu, nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, o ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, de 95 anos. A informação foi dada por seu bisneto, Ivan Santa Cruz, que também é dublador.
Ele ficou conhecido por dar voz a personagens como Dino de “A Família Dinossauro”, Magneto de “X-Men”, Hagrid de “Harry Potter”, entre outros. Na televisão desde 1960, atuou em novelas como O Bem Amado e Espelho da Vida e em programas como Zorra e Zorra Total.
Ver essa foto no Instagram
O ator tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Ele deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, cinco netos e quatro bisnetos. O velório será no sábado (27), no Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, a partir das 13h.
Trajetória
José Santa Cruz, apelidado como Santinha pelos colegas, nasceu em Picuí, na Paraíba, e começou a carreira no rádio, onde fez radionovela. Santinha começou na dublagem cedo e, em 1973, entrou nos famosos estúdios Herbert Richers.
Ele dublou Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) em Star Wars: O Império Contra-Ataca e Star Wars: O Retorno de Jedi, deu a voz ao Magneto de Ian McKellen na franquia X-Men e ao J.J. Jameson dos filmes do Homem-Aranha e no desenho do herói. Sua voz também marcou uma geração com seu “Querida, cheguei”, do Dino da Família Dinossauro, e o personagem era um dos que ele mais gostava.
Santinha também dublou o Hagrid, da franquia Harry Potter, e foi a voz de Danny De Vito em quase 20 filmes do ator