Novo bairro e opções de lazer: Zurique reúne novidades para temporada do verão europeu na Suíça

Novo bairro e opções de lazer: Zurique reúne novidades para temporada do verão europeu na Suíça

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Matheus Simoni | matheus.simoni@aloalobahia.com

Divulgação

Publicado em 25/04/2024 às 11:32 / Leia em 5 minutos

A cidade suíça de Zurique, a mais populosa do país, promete ser um dos principais destinos do verão europeu neste ano. Considerada a cidade mais dinâmica e cosmopolita da Suíça, situada aos pés dos Alpes Suíços, a metrópole combina a vida urbana com a natureza. O desenvolvimento da cidade alia o passado multifacetado que revela 2 mil anos de história com bairros prósperos despontando no florescimento de um novo distrito criativo: o Werkstadt Zürich, Altstetten.

Situado na zona oeste de Zurique, o novo bairro abrange a grande e antiga área de oficinas da estação federal ferroviária (SBB) que foi desativada e se transformou em um autêntico hub dinâmico com cena criativa e cultural agitadas. Jovens empreendedores fixaram residência e lojas por lá e passaram a dar uma vida nova ao local. O charmoso bistrô Nuni, por exemplo, é o novo ponto de encontro moderno da cidade.

JUd59eI.md.jpg

Novo bairro Werkstadt Zürich, em Zurique (Foto: Divulgação)

Estabelecimentos diversos se instalaram na região, tais como, a sofisticada produtora suíça de máquinas de café Zuriga, empresas de cervejaria e torrefação de café, startups de jogos, escritórios de arquitetura e outros empreendimentos. Até 2025, o distrito promete se tornar ainda mais pulsante e ser um marco para o país.

Para os amantes de atividades ao ar livre, o verão é a estação ideal para explorar caminhadas urbanas e trilhas emocionantes. No coração da dinâmica metróploe, mas distante do burburinho, o Schanzengraben conhecido como “Venice of Zurich” é um passeio pitoresco à beira do canal, cerca de 2 metros abaixo do nível da rua, que liga a estação principal ao Lago de Zurique e é formado por um amplo calçadão que constituía o antigo Jardim Botânico, construído em 1837. A piscina pública masculina, Flussbad am Schanzengraben, também está localizada ali e, nas noites de verão, se transforma no popular bar Rimini, aberto a todos.

JUdRVUl.md.png

Imagem aérea do Lago de Zurique (Foto: Divulgação)

Sustentabilidade e atividades

As áreas verdes são uma marca distintiva na paisagem urbana de Zurique que possui cerca de 70 parques. O Belvoir Park, por exemplo, compõe um dos jardins paisagísticos mas antigos da região e é um verdadeiro tesouro da cidade que oferece vistas magníficas de Zurique, do lago e das montanhas, além de um jardim de íris contendo mais de 120 espécies.

JUdRtqJ.md.png

Ciclismo nos arredores do Lago de Zurique (Foto: Divulgação)

Outra excelente opção é explorar a cidade em duas rodas. Há inúmeros postos de aluguel de bicicletas, e-bikes e mountain-bikes espalhados por Zurique. Para os visitantes que preferem se aventurar pelos arredores percorrendo paisagens deslumbrantes – a cidade é cercada por florestas e paisagens montanhosas; o tour até a pequena e fascinante cidade monástica de Einsiedeln é um passeio precioso. A rota atravessa o distrito rural de Knonau pela cadeia Albis e tem vistas panorâmicas para os Alpes.

Se a ideia é mergulhar na história da cidade, o centro antigo impressiona com edifícios históricos, vielas pitorescas e o cartão postal de Zurique: a Grossmünster. A vista da torre Karlsturm é simplesmente fascinante. Da Grossmünster são poucos passos até a Igreja Fraumünster com as mundialmente famosas janelas de Chagall.

JUdRUUQ.md.jpg

Lazer ao lado do lago de Zurique (Foto: Divulgação)

Lago de Zurique oferece opções de lazer

O icônico Lago de Zurique, um marco da cidade que faz conexão com Rapperswil, oferece inúmeras atividades imperdíveis, desde passeios de barco que levam os visitantes para excursões de um dia para lugares idílicos como a ilha Ufenau, o Castelo Rapperswil, além da Casa de Chocolate Lindt ou a vinícola de Stäfa, até iates à vela cujos programas incluem uma pequena regata.

Se a intenção é desfrutar da boa gastronomia, os inúmeros restaurantes situados ao redor do belo Lago oferecem iguarias, pratos típicos suíços e especialidades locais e são perfeitos para contemplar vistas deslumbrantes.

É comum em Zurique banhos públicos ao ar livre. São mais de 40 “Badis”, que é o nome que os residentes locais se referem afetuosamente às inúmeras “praias” locais. A experiência é considerada uma das mais marcantes da cidade suíça. Em meio ao calor, é possível ainda se hidratar nas mais de 1.200 fontes de água potável espalhadas pela cidade, sem ter de pagar por isso.

Principais eventos no verão suíço

É a partir de junho que Zurique floresce com eventos memoráveis no universo das artes, gastronomia, música, cinema, esportes.

Das exposições de vanguarda do Zurich Art Weekend, que acontece entre 6 a 9 de junho, às festividades de dar água na boca do FOOD ZURICH, que durante 11 dias, de 6 a 16 de junho, reúne tendências culinárias globais, a cidade se transforma num banquete para os sentidos.

De 28 a 30 de junho de 2024, a cidade de Zurique sediará pela terceira vez depois de 1939 e 1974, o grande encontro Eidgenössisches Trachtenfest, no qual pessoas com trajes tradicionais de todos os cantões e regiões linguísticas do país apresentam-se com dança, canto e música. À medida que o verão avança, a música vai ganhando ainda mais destaque com a Zurich Musik Week, de 5 a 11 de agosto, culminando na eletrizante Street Parade, em 10 de agosto.

Entre os dias 12 a 29 de setembro, a cidade pulsa com criatividade e inovação na Zurich Design Week apresentando exibições, talks e workshops. Depois disso, de 21 a 29 de setembro, destacam-se eventos com atletas de elite do mundo todo que competem no “UCI Road” e na “Para-Cycling World Championships”.

JUd5II9.md.jpg

Zurich Art Weekend (Foto: Divulgação)

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe