Fotógrafo baiano Pedro Salles expõe trabalho inédito em mostra sobre impermanência da natureza

Fotógrafo baiano Pedro Salles expõe trabalho inédito em mostra sobre impermanência da natureza

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 25/04/2024 às 16:06 / Leia em 3 minutos

O fotógrafo baiano Pedro Salles tem a experimentação como chave do seu trabalho. Foi assim que ele explorou o conceito da água como elemento capaz de atribuir características humanas aos sujeitos minerais e vegetais da natureza, a partir de imagens captadas no Vale do Pati, Morro do Castelo e Salvador. O resultado pode ser visto na exposição “Paisagens como Sujeitos na Fotografia”, que será aberta ao público na terça-feira (30), às 17h, na Escola de Belas Artes da Ufba (Universidade Federal da Bahia). A mostra fica em cartaz até o dia 14 de maio.

A exposição tem curadoria do fotógrafo e professor Edgard Oliva e faz parte do Doutorado em Artes Visuais que Pedro Salles está concluindo na Ufba. No total, são 22 fotografias que convidam o espectador a refletir sobre o significado das paisagens, apresentando-as ora como sujeitos objetivos e necessários, ora como estruturas subjetivas e efêmeras. Para ampliar a contemplação, o fotógrafo se utiliza dos meios tecnológicos contemporâneos, a partir de uma estética própria e singular.

“O objeto de pesquisa e do exercício fotográfico de Pedro Salles nos faz rever, em certo sentido, como são ressignificadas as paisagens que brotam em ambientes nos quais se manifestam a partir de uma estética que nos faz percebê-las ora como sujeitos necessários e objetivos, ora como estruturas embaçadas e subjetivas. Seguindo essa ordem da natureza do olhar, Pedro nos evoca a observar o distante em uma paisagem macro, mesmo que tão próxima do nosso olhar pelos meios tecnológicos atuais”, analisa Edgard Oliva.

A impermanência da natureza e sua constante mutação são temas centrais explorados por Salles. Sua abordagem, fundamentada na noção de fotografia expandida, busca capturar não apenas a imagem, mas também o deslocamento e a transformação dos elementos naturais ao longo do tempo. A exposição reflete o cerne da pesquisa desenvolvida pelo fotógrafo como parte de seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes Ufba.

Segundo Pedro Salles, a investigação que se materializa através dessa exposição “leva-me à imersão nas paisagens evocadas com o intuito de sensibilizar sobre a necessidade de preservar e manter os biomas baianos e trazê-los para dentro dos espaços expositivos, reforçando-os em nosso imaginário como seres possíveis de substrato entre arte e natureza. As imagens vistas em suporte de papel bem como em projeções mapeadas e trilha sonora, reforçam a minha proposta investigativa”.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Paisagens como Sujeitos na Fotografia”;
Quando: De 30 de abril até 14 de maio;
Onde: Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes/Ufba | Av. Araújo Pinho, 212, Canela, Salvador – Bahia;
Quanto: Entrada franca.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe