Amostra de cinzas vulcânicas da Espanha passam a fazer parte do acervo do Museu Geológico da Bahia

Amostra de cinzas vulcânicas da Espanha passam a fazer parte do acervo do Museu Geológico da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Mario Marques / Ascom SDE

Publicado em 23/04/2024 às 11:49 / Leia em 2 minutos

O Museu Geológico da Bahia, em Salvador, recebeu a doação de amostra de cinzas vulcânicas da erupção ocorrida em setembro de 2021, na Ilha de La Palma, na Espanha. A amostra de 95 gramas, doada por Cássia Góes Trzan, é evidência da origem de um novo vulcão e fará parte da exposição de Rochas Ornamentais.

Apesar do desastre natural que os vulcões causam, o estudo deles é de extrema relevância para as geociências, visto que através dele, é possível obtermos informações que possibilitam o entendimento de eventos que ocorrem no interior da Terra. Esse é um importante acréscimo ao nosso acervo geológico e científico e nos permite expandir nossa compreensão dos fenômenos naturais e compartilhar esse conhecimento com o público”, pontua a coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro.

O acervo do MGB conta com mais de 27 mil peças, incluindo resquícios meteorológicos, geológicos, minerais e arqueológicos do território baiano. Dispõe de 15 exposições temáticas, dois salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis, um cinema de arte e uma cafeteria, onde está localizado a obra Flor de Pedras, feita pelo artista plástico Juarez Paraíso. 

O espaço fica localizado na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, e funciona de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe