Jeferson Tenório, autor de “O Avesso da Pele”, participa da Bienal do Livro Bahia e fala sobre censura de textos literários

Jeferson Tenório, autor de “O Avesso da Pele”, participa da Bienal do Livro Bahia e fala sobre censura de textos literários

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Carlos Macedo

Publicado em 22/04/2024 às 10:55 / Leia em 2 minutos

O escritor Jeferson Tenório, que recentemente teve o seu livro “O Avesso da Pele” retirado de escolas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, vem a Salvador para falar sobre a censura de textos literários na atualidade, como um dos convidados da Bienal do Livro Bahia. O painel, intitulado “Livros e Liberdade”, acontece no próximo dia 27 de abril, no Café Literário, um dos espaços da Bienal. No debate, junto com Jeferson, estarão a poeta baiana Lívia Natália e o jurista e professor de direito constitucional da USP Conrado Hubner Mendes. A mediação estará a cargo de Flávio Novaes.

Ao pontuarem que os livros ampliam a democracia e são os primeiros a causar desconforto quando ela está em risco, os convidados debaterão sobre o cerceamento da liberdade de expressão e o controle de conteúdo em obras diversas. “O Avesso da Pele”, por exemplo, que venceu o Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário, foi acusado de infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O poema “Quadrilha”, de Lívia Natália, foi censurado em outdoors de Ilhéus, em 2016, por trazer à tona a violência policial contra populações negras, o mesmo mote central de “O Avesso da Pele”. Já o professor Conrado Hubner Mendes, autor de obras como “O discreto charme da magistocracia”, tem sofrido tentativas de censura, por conta de suas opiniões e de sua atuação pública em colunas de jornais.

Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos através do site oficial do evento e no estande físico montado no Salvador Shopping, localizado no piso G1. Durante os dias do evento, ainda haverá bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe