Quadrinista baiano Hugo Canuto vai estrear em eventos internacionais: “Vamos com uma mensagem”

Quadrinista baiano Hugo Canuto vai estrear em eventos internacionais: “Vamos com uma mensagem”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Amanda Palma

Reprodução/Instagram

Publicado em 20/04/2024 às 16:03 / Leia em 2 minutos

O roteirista, artista visual e autor de Histórias em Quadrinhos Hugo Canuto vai iniciar a sua primeira agenda internacional a partir do mês que vem.  O soteropolitano vai levar o seu trabalho para a Guiana Francesa, Portugal e um país na África.

Em conversa com o Alô Alô Bahia, Hugo ressalta a emoção de levar sua arte para fora do país pela primeira vez. “É um momento de satisfação em poder viajar pelo mundo a partir de nossa arte, contando histórias através da linguagem dos quadrinhos que dialogam com a Bahia e o Brasil. Será nossa primeira experiência internacional através da arte, o que é diferente de viagens a trabalho ou estudo, passeio. Vamos com uma mensagem”, diz.

No país vizinho, ele vai participar do Mapa Buku Festi, o Festival do Livro de Maripa-Soula, entre os dias 12 e 18 de maio. Também vão participar do eventos os brasileiros Gidalti Moura e Marília Marz. O tema do evento este ano é a Amazônia Africana, promovendo um intercâmbios artísticos entre as culturas. A experiência na Amazônia será o momento também que Hugo vai se inspirar para sua nova obra em quadrinhos, “A Canção de Mayrube”, a ser lançada no final deste ano.

cancao de mayrube

 

Já em julho, Hugo Canuto segue para Portugal, onde participará congresso “Narrativas e Artvismos no Pós Colonial”, na Universidade do Aveiro. Em agosto, o artista irá para a África, participar de outro evento, ainda não revelado.

Apesar de distintos, Hugo afirma a importância de ter o trabalho reconhecido nos três locais onde estará. “Será uma jornada em três países diferentes, mas todos com profundas relações com o Brasil, e representar a arte brasileira é algo especial”, afirma.

Hugo ganhou o mundo a partir da pesquisa e criação de histórias com os mitos e culturas do Brasil e América Latina nos livros da série “Contos dos Orixás (2019), o Rei do Fogo (2023) e A Canção de Mayrube (2024). O Conto dos Orixás foi finalista do Prêmio Jabuti – Histórias em Quadrinhos, em 2020. No mesmo ano, a obra recebeu o Prêmio Angelo Agostini de melhor lançamento.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe