Salvador teve a primeira quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos

Salvador teve a primeira quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Vini Simoni / Alô Alô Bahia / Valter Pontes / Secom

Publicado em 17/04/2024 às 11:54 / Leia em 2 minutos

O volume de chuvas acumulado na capital baiana na primeira quinzena de abril é o maior registrado nos últimos 30 anos. De acordo com dados da Defesa Civil de Salvador, nos 15 dias iniciais deste mês foram contabilizados 529,8 milímetros decorrentes dos temporais, superando os anos de 2010  (356,3 mm) e 1994 (276,7 mm), que ocupam as segunda e terceira posições na série histórica, respectivamente. Além disso, neste mês já choveu na cidade quase o dobro do previsto pela média climatológica, que era de 284,9 mm. 

Ao longo desta semana, um sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico provocaram céu nublado com chuvas em intensidade moderada e, por vezes, forte em diferentes horários. A situação deve permanecer pelo menos até esta quinta-feira (18).

Whats-App-Image-2024-04-17-at-11-37-46

Até o momento, as localidades da capital baiana onde mais choveu foram Pituba-Parque da Cidade, Ondina, Liberdade-Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas. Devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos, nesta terça-feira (16), a Codesal passou a atuar na cidade em “nível de alerta”, intensificando as ações preventivas nas ruas. O órgão, inclusive, acionou sirenes nas comunidades de Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) após registros de chuvas acima de 150 mm em 72 horas. O sistema é um alerta para que os moradores dessas localidades que vivem próximo a encostas procurem unidades de acolhimento disponibilizadas pela Prefeitura em escolas municipais, até a cessação do risco.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe