A tradicional Feira de São Joaquim, considerada um dos principais espaços comerciais, culturais e turísticos da Bahia, vai passar por mais melhorias. Nesta quarta-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início da segunda etapa das obras de requalificação do importante mercado popular localizado na Cidade Baixa, em Salvador. As novas intervenções ficarão a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. O projeto de requalificação inclui a construção de um galpão de carnes e vísceras, 16 blocos de comércios variados, estacionamento e uma via perimetral, com calçadão, na borda da Baía de Todos-os-Santos. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 20 meses.
Com investimento de mais de R$ 41,2 milhões, serão mais de nove mil metros quadrados de área requalificada, iniciando da parte já reformada, seguindo em direção ao ferry-boat. Ao todo, serão entregues 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets totalmente renovados, que beneficiarão cerca de 500 feirantes.
Os mais variados produtos, como ervas, frutas e verduras, além itens religiosos, roupas, artesanatos e objetos de decoração, continuarão a ser comercializados, porém em outra estrutura. Para que a feira não pare durante as obras, foi construído o Galpão Água de Meninos, que vai receber, temporariamente, os permissionários. Para a preparação do galpão que irá receber os feirantes provisoriamente, foram investidos R$ 4 milhões. O recurso abrangeu a ampliação da via de acesso ao ferry-boat, acrescentando duas faixas a mais e contribuindo para organizar a fila de carros do terminal.
“A Feira de São Joaquim é um ponto de abastecimento comercial da região metropolitana, mas é, ainda, um grande centro cultural e um dos principais pontos de atração turística da cidade do Salvador”, destaca o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.