A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) fará um almoço para celebrar os seus 20 anos na próxima sexta-feira (12), no Restaurante Amado, em Salvador. Entre os convidados está o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que vem à cidade a convite de Mariana Lisbôa, Head Global de Relações Corporativas da Suzano e presidente da ABAF.
Também são esperadas as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e o senador Jaques Wagner, e de outras autoridades, como deputados ligados ao setor florestal.
Representando uma importante parte da economia, a Indústria de Base Florestal é responsável por 6% do PIB estadual e 5% do total de impostos arrecadados pelos cofres públicos do estado em 2022, de acordo com o “Relatório Bahia Florestal 2023″. O setor gera 110 mil empregos, entre diretos e indiretos, e mais de 115 mil empregos adicionais gerados pelo efeito-renda decorrente da produção industrial. Além disso, em 2022, os investimentos socioambientais voluntários dos associados da Abaf totalizaram R$ 25,8 milhões, abrangendo diversas áreas de atuação, como desenvolvimento econômico, saúde e educação.
Em todo o país, o setor florestal abarca uma extensão de aproximadamente 10 milhões de hectares destinados ao plantio, além de preservar outros quase 7 milhões de hectares de mata nativa. No ano de 2022, as florestas produtivas armazenaram aproximadamente 1,82 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa, enquanto as florestas naturais designadas para conservação acumularam 2,98 bilhões de toneladas CO₂eq, segundo dados do Relatório Anual da Ibá 2023.