Doc sobre escritora lésbica censurada pela Ditadura no Brasil terá exibição gratuita em Salvador

Doc sobre escritora lésbica censurada pela Ditadura no Brasil terá exibição gratuita em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação

Publicado em 03/04/2024 às 12:04 / Leia em 2 minutos

O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, receberá no dia 25 de abril, às 18h, a exibição gratuita do documentário “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes”. O encontro chega a Salvador após exibições e debates em espaços culturais de São Paulo.

A sessão do documentário — importante registro da vida da maior escritora lésbica do Brasil — será seguida de bate-papo com a diretora Hannah Korich (foto abaixo) e mediado pela cineasta Fabiola Aquino.

Hannah Korich (Foto: Arquivo pessoal)

Além da exibição, o público da capital baiana também contará com a venda de títulos literários de escritores LGBTQIA+ da Editora Malagueta.

O documentário retrata a trajetória de Cassandra Rios (1932-2002), uma das escritoras lésbicas mais censuradas pela Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) — sob alegação de pornografia com 36 livros apreendidos, o que levou à sua bancarrota e ao fechamento de sua livraria.

Cassandra foi a primeira autora a abordar o lesbianismo de forma aberta na literatura brasileira, tendo começado a publicar em 1948, e a primeira também a falar da mulher como um ser sexual, que tinha desejo. Bestseller absoluta nas décadas de 60 e 70, com mais de um milhão de exemplares vendidos, é autora de títulos como “A Tara”, “Tessa, a Gata”, “Volúpia do Pecado”, “A Paranóica”, entre outros.
O projeto conta com o apoio do Museu de Arte da Bahia, site Dois Terços e Mercure Hotel Pituba.

SERVIÇO

O quê: Exibição gratuita do documentário “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes”;
Data: 25 de abril, às 18h;
Ingresso: Gratuito

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe