A Alemanha legalizou nesta segunda-feira (1º), o consumo recreativo de maconha. A lei estipula que pessoas com mais de 18 anos podem transportar 25 gramas de maconha em vias públicas, cultivar até 50 gramas e ter três plantas de cannabis por adulto em sua residência.
Durante a madrugada, quase 1.500 pessoas comemoraram a mudança diante do emblemático Portão de Brandemburgo, no coração de Berlim.
A reforma na legislação coloca a Alemanha entre os países mais permissivos com a maconha na Europa, ao lado de Malta e Luxemburgo, que legalizaram o consumo recreativo em 2021 e 2023, respectivamente.
Embora a lei alemã entre em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão que esperar três meses para comprar maconha legalmente nos “clubes sociais de cannabis”. Segundo a lei, os clubes sociais de cannabis poderão ter no máximo 500 membros e distribuir 50 gramas de maconha por mês para cada integrante.
Antes de julho, a compra de maconha permanecerá ilegal, afirma Georg Wurth, diretor da Associação Alemã de Cannabis.
O governo do chanceler social-democrata Olaf Scholz argumenta que a legalização vai ajudar a conter o crescimento do mercado clandestino da maconha.