Rússia estaria envolvida em fake news sobre Kate Middleton; entenda o caso

Rússia estaria envolvida em fake news sobre Kate Middleton; entenda o caso

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia, com informações da BBC

Reprodução/Getty

Publicado em 27/03/2024 às 22:57 / Leia em 2 minutos

Pesquisadores da área de segurança digital acreditam que um grupo de desinformação baseado na Rússia ampliou e aumentou o frenesi das conspirações nas redes sociais sobre a saúde da princesa de Gales, Kate Middleton.

Dias antes de Kate revelar seu diagnóstico de câncer em uma mensagem de vídeo, houve um aumento de rumores online e muitas vezes de alegações completamente infundadas sobre a sua saúde, aumentando a pressão emocional sobre a princesa e seu marido, o príncipe William.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Agora, especialistas que analisam dados de redes sociais dizem que há fortes indícios de uma campanha coordenada, partilhando e aumentando as alegações falsas e conteúdos divisivos, tanto em apoio como em crítica à princesa de Gales.

Os pesquisadores dizem que isso é consistente com os padrões anteriores de um grupo de desinformação russo.

As contas envolvidas também divulgavam conteúdo contrário ao apoio da França à Ucrânia, sugerindo um contexto internacional mais amplo para os rumores reais.

Jon Roozenbeek, especialista em desinformação do King’s College, de Londres, diz que esse envolvimento russo em teorias da conspiração é “independente do assunto” — na medida em que eles não se importam realmente com o assunto, pode ser qualquer coisa que “desperte cliques” e acrescente tensões sociais.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe