A Bahia tem quatro representantes entre os concorrentes do Prêmio Melhores da Taça, que elege os melhores vinhos, cartas de bebidas e cartas de cerveja do Brasil. A votação segue até este domingo (15), no site da Prazeres da Mesa. Os vencedores serão anunciados no dia 29 de setembro.
O recém-inaugurado Megiro, do Grupo Origem, concorre na categoria Melhor Bar do Nordeste, ao lado do “irmão”, Mini Bar Gem, o speakeasy do restaurante Origem, do mesmo grupo. Os baianos concorrem contra os pernambucanos Pina Cocktails & Co., Ponto Cego e Vieira Restaurante Bar.
O Hotel Fera Palace concorre como dona da Melhor Caipirinha do país, ao lado da Academia da Cachaça, no Rio de Janeiro, e do Bar da Dona Onça, Esquina do Souza e Lobozó, os três em São Paulo. O tradicional drink do Fera ainda concorre na categoria Melhor Drinque Brasileiro, ao lado da Caipirinha do Mari-Mari, na Casa do Jacaré, no Pará; do Caiu Cacau, do Borbú Banana Bar, em São Paulo; do Caju Amigo do Baixela, no Rio, e d’O Segredo na Barra da Saia, do Irina, também na capital paulista.
Em 2023, o bartender baiano Jonatan Albuquerque foi o único profissional nordestino entre o indicados. Ele está à frente do Purgatório, eleito dono da Melhor Carta de Drinks do Brasil no mesmo ano.
Baianos no Mesa Bar Ao Vivo
Como parte da programação do Prêmio Melhores da Taça, a Prazeres da Mesa promove, entre 30 de setembro e 1º de outubro, o Mesa Bar Ao Vivo, no JW Marriott Hotel de São Paulo. Assim como o Mesa Ao Vivo, cuja última edição aconteceu em Salvador no início do mês, reunindo chefs da Bahia e nacionais, o evento apresenta uma agenda com aulas-show, palestras e degustações.
Da Bahia, estão confirmados os bartenders Sol Cerqueira, Dan Morais, Jonatan Albuquerque e Vithoria Rocha. Juntos, ministram a palestra “Nordeste e a coquetelaria: a expansão, os privilégios, talentos e desafios”. A consultora Isadora Fornari, a Isadinha, que assina cartas de vários restaurantes baianos, como os do Grupo Origem, e o sommelier Maurício Maia, ambos radicados em Salvador, também estão na lista de participantes. A confeitaria Baianada, dos baianos Antonio Marcos e Kedma Coelho, também marca presença no evento. A dupla promove uma degustação enquanto falam sobre técnicas de aproveitamento integral de ingredientes na confeitaria.