O restaurante Amado, no bairro do Comércio, em Salvador, inaugura, no próximo sábado (17), das 12h às 17h, o projeto “Sabores de Família: Resgatando Memórias Através da Cozinha Afetiva”. O evento, que acontece sempre em um sábado de cada mês, busca promover a reunião de amigos em volta da mesa, resgatando receitas e técnicas herdadas de família.
A cada edição, uma personalidade assumirá o comando da cozinha para preparar um prato que remeta às lembranças da comida de mãe, de avó, do passado, trazendo de volta memórias e proporcionando momentos que vão além do simples ato de cozinhar. “A ideia é convidar pessoas que gostam de cozinhar e que tenham uma relação afetiva com a cozinha”, diz o chef Edinho Engel, idealizador do projeto e um dos sócios do restaurante.
Nesta primeira edição, o chef emprestará sua cozinha e sua equipe para o promoter Ginno Larry, que prepara uma receita da avó que, segundo ele, permanece viva na família e é conservada, não apenas na sua memória, mas no cotidiano, já que está sempre preparando para os amigos.
“Na minha infância, a gente ia visitar minha avó materna em Tobias Barreto, no interior de Sergipe, e ela sempre nos esperava com um ensopado de bacalhau feito com coco que era simplesmente divino. Para render, ela colocava batatinha ou chuchu”, lembra sobre o Bacalhau de dona Zefinha.
A ideia do projeto, segundo Edinho Engel, é convidar personalidades para uma experiência única: cozinhar em um restaurante de alto padrão, utilizando receitas e técnicas herdadas de suas mães e avós. “A cada edição será celebrada a herança culinária de uma família diferente, destacando a diversidade e a riqueza da gastronomia afetiva, além de trazer de volta as lembranças das reuniões de família na casa das avós”, explica.
O premiado chef adianta ainda que, inicialmente, estão previstas quatro edições do projeto e que os cozinheiros convidados já estão todos confirmados, mas serão mantidos em segredo. “O que posso dizer é que são pessoas muito queridas na cidade e que têm receitas e histórias que encantarão a todos”, promete.
No caso do bacalhau de Ginno Larry, o valor do prato será R$ 190 e será servido à la carte, assim como os demais pratos do cardápio da casa, disponíveis normalmente no dia do evento. “Cada um dos cozinheiros convidados será homenageado pela equipe do Amado com uma dolmã confeccionada especialmente para ele, com direito a nome e a logomarca do Amado bordados”, conta Flávio Bandeira, sócio de Edinho.
Para participar do projeto “Sabores de Família”, é preciso fazer a reserva: (71) 99231-4660.